No dia 01/12/14, Mestre Kami forneceu entrevista ao Programa Holofote, do Canal Mais, explanando sobre as possibilidades da utilização do origami na Educação e como esse recurso pedagógico tem sido utilizado na Escola do Amanhã.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
domingo, 9 de novembro de 2014
Zembazuru (Mil Tsurus) - Feira do Conhecimento - Escola do Amanhã (07/11/14)
Em meados de agosto propusemos um novo e instigante desafio aos alunos de 3o ao 8o ano da Escola do Amanhã: a produção de 1.000 (mil) tsurus, o mais tradicional e sagrado origami do Japão.
Antes desse desafio, todos os alunos participantes escreveram seus respectivos desejos para a Escola do Amanhã em "bandeiras coloridas" (pedaços de papel), que depois foram penduradas ao lado da obra confeccionada.
Os alunos fizeram 1.200 tsurus em pouco mais de 2 meses. Mil tsurus fizeram parte da obra "Zembazuru" (Mil Tsurus) e os 200 restantes foram ofertados aos participantes da Feira.
Na cultura nipônica, essa ave sagrada (grou japonês ou grou-da-manchúria) é símbolo de boa sorte, prosperidade e longevidade.
A partir da Segunda Guerra Mundial (um dos subtemas da Feira do Conhecimento "Rupturas na História"), o tsuru também passou a ser símbolo da paz pela história de uma valente menina chamada Sadako Sasaki.
Diz a lenda que se fizermos mil tsurus com um firme pensamento voltado a uma nobre causa, esse desejo se tornará realidade.
A Lenda dos Mil Tsurus
Preparação do galho
Colagem dos Tsurus
Bandeiras dos Desejos
Exposição
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Móbiles de origami - Monte Alto (23/10/14)
Prefeitura Municipal de Monte Alto
Projeto: Brinquedoteca Psicopedagógica e Terapêutica módulo II
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Kodato
Projeto: Brinquedoteca Psicopedagógica e Terapêutica módulo II
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Kodato
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Mil Tsurus, sonhos de crianças, uma Escola do Amanhã...
No mês de setembro os alunos (3o, 4o, 5o e 8o ano) das oficinas de origami da Escola do Amanhã (Grupo SEB) deram início a um belo desafio: desenvolver 1.000 tsurus coletivamente até a Feira do Conhecimento (07/11/14).
Antes de iniciar a confecção dos 1.000 tsurus ("Zembazuru" em japonês), os alunos conheceram a simbologia do tsuru e a Lenda dos Mil Tsurus, imortalizada pela história de Sadako Sasaki.
Na cultura nipônica, esta ave sagrada (grou japonês ou grou-da-manchúria) é símbolo de boa sorte, prosperidade e longevidade. A partir da Segunda Guerra Mundial (tema de nossa próxima Feira do Conhecimento), o tsuru também passou a ser símbolo da paz pela história de uma valente menina chamada Sadako Sasaki.
Na cultura nipônica, esta ave sagrada (grou japonês ou grou-da-manchúria) é símbolo de boa sorte, prosperidade e longevidade. A partir da Segunda Guerra Mundial (tema de nossa próxima Feira do Conhecimento), o tsuru também passou a ser símbolo da paz pela história de uma valente menina chamada Sadako Sasaki.
Diz a lenda que se fizermos mil tsurus com um firme
pensamento voltado a uma nobre causa, esse desejo se tornará realidade. É com
esse espírito que os alunos da Escola do Amanhã estão desenvolvendo os tsurus e desejando algo nobre para a escola e para a humanidade.
Semana da Psicologia: O Origami como Técnica de Suporte em Intervenções Terapêuticas
Em 01/10/14, Mestre Kami foi chamado por representantes do Centro Estudantil da Psicologia (FFCLRP/USP) para ministrar a palestra/oficina "O Origami como Técnica de Suporte em Intervenções Terapêuticas", durante a XIII Semana da Psicologia.
Na ocasião, Mestre Kami iniciou sua intervenção ensinando o origami da camisa com gravata, de nível fácil, mas de resultado interessante. Logo em seguida, os participantes foram desafiados a repetirem a dobradura, desta vez sem o auxílio do Mestre Kami.
Na segunda parte da oficina, Mestre Kami apresentou a simbologia do tsuru (grou japonês) para a cultura japonesa antes de ensinar o origami dessa ave (nível médio). Alunos dos 2o ano e representantes do CEP que já haviam participado anteriormente dessa oficina auxiliaram os demais participantes como monitores.
No final da palestra/oficina, Mestre Kami abriu uma discussão sobre os sentimentos advindos da prática do origami, estimulou reflexões sobre a utilização desta técnica em intervenções terapêuticas e apresentou possibilidades advindas de suas pesquisas com o Dr. Sérgio Kodato, FFCLRP/USP.
Assinar:
Postagens (Atom)