terça-feira, 11 de março de 2014

A prática da paciência: persistência para a perfeição

No ano passado, com a introdução das Oficinas de Origami, os alunos da Escola do Amanhã puderam conhecer essa novidade e se encantar com as possibilidades artísticas dessa nobre arte milenar. 


Para 2014, a intenção também será a de encantar, mas a ênfase será dada nos verdadeiros ensinamentos que o origami pode nos propiciar. Como aprender a ter paciência? Como adquirir a força da persistência? Como valorizar aquilo que não tem valor econômico, mas valor simbólico? Como trabalhar a autonomia? Como desenvolver o senso estético e de superação pessoal?


Essas perguntas não são fáceis de responder, mas com certeza somente a prática pode despertar o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos.  Por isso, iniciamos nossas atividades valorizando não tanto a elaboração cotidiana de novas dobraduras.


Estamos enfocando a repetição, o aperfeiçoamento das dobras, a coordenação motora fina, a autonomia de cada aluno através do entendimento da simbologia internacional do origami, o senso estético e de superação em conseguir desenvolver obras belíssimas de próprio punho.

Os mais novatos (3º e 4º ano) estão trabalhando as formas básicas e aprendendo a conter a ansiedade. O intermediário (5º ano) está aperfeiçoando as dobraduras com grande persistência. Já os mais avançados (8º ano) estão sendo desafiados à perfeição e à sensibilidade estética da mistura de técnicas artísticas.


Incentivem seus filhos: peçam a eles que ensinem um origami a vocês. Com certeza, vocês passarão por momentos muito prazerosos...

sexta-feira, 7 de março de 2014

Cai cai balão, aqui na minha mão...

"Sonhar é bom, é como voar suspensa por balões"
Clarice Lispector











Fábrica de tsurus...

"Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem"
John Quincy Adams









quinta-feira, 6 de março de 2014

Forma Básica do Tsuru

A Forma Básica do Tsuru é proveniente da Forma Básica da Flor. Através dela é possível desenvolver uma série de origamis tais como o macaco, o tsuru, o caracol, o beija-flor, etc. É importante para o aluno memorizar a sua execução e realizá-la de forma precisa para não comprometer as dobras seguintes.