segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Uma simples folha, uma grande transformação...

Após um semestre, foi possível identificar muitas das dificuldades e potencialidade de nossos alunos em relação à destreza, zelo, capricho, visão espacial, disciplina, paciência, coordenação motora e senso estético, características que as Oficinas de Origami pretendem desenvolver em nossas crianças. Com todas as dificuldades de concentração e equilíbrio de suas ansiedades, inerentes a essa nova geração de crianças e jovens, estamos observando significativos avanços.

Com a inestimável inspiração e coordenação da prof.a Regina, alunos do 6o ao 9o ano puderam dar vida e sentido estético as suas dobraduras, através da releitura das obras de Beatriz Milhazes e confecção de verdadeiras obras-primas expostas no "Chá da Vovó". Alguns pais, de gosto apurado pelas artes, se encantaram com o resultado da exposição e solicitaram o "arremate" dessas obras, a fim de decorar seus lares.

Para os alunos do 4o ano, muitos elementos de disciplina foram negociados através da introdução de brincadeiras com origamis seculares da cultura japonesa e pela escolha de monitores para auxílio no desenvolvimento das oficinas.

Os alunos do 5o ano têm se destacado pela participação ativa na escolha das dobraduras e na evolução de posturas pacienciosas diante dos desafios dos novos origamis e do esforço pela nova linguagem dos tutoriais.

Para dinamizar as oficinas, ampliar a participação dos alunos e promover o acompanhamento dos pais sobre o desenvolvimento de seus filhos, foi criado no começo do semestre este blog. Neste instrumento, que ultrapassa os limites da sala de aula, é possível visualizar todos os origamis que foram desenvolvidos pelos alunos, sugerir o desenvolvimento de novas dobraduras, postar comentários e vídeos das divertidas brincadeiras realizadas em classe e outras sugestões que enriqueçam nossas atividades.

Participem e acompanhem esta silenciosa transformação interior de seus filhos...

Fonte: infelizmente desconhecida por mim.

Um comentário: